De modo a homenagear o ilustríssimo saudosíssimo senhor homenageado no logradouro que se encontra

A grande ironia é que o "Batista", justamente como o padre era conhecido, é o único nome abreviado

A grande ironia é que o “Batista”, justamente como o padre era conhecido, é o único nome abreviado

Eu moro na rua Padre Benedito de Jesus Batista Laurindo. Nada contra ele, que foi pároco da Catedral da Sé, militante do movimento negro e morreu em 1991, mas porque a rua tinha de ter seu nome inteiro? Afinal, a escola que leva seu nome é apenas Padre Batista, como ele era conhecido na igreja…

Se houver outro mundo, com certeza o Padre deve mandar bênçãos para mim sempre que eu falo para alguém que quer saber meu endereço e tenho de falar antes “é longo, hein?”. É o terror de todo entregador de pizza, que só depois de algumas vezes memoriza o nome.

A culpa, na maioria das vezes, não é do Banco, que tende a simplificar os nomes, mas dos políticos – que aproveitam para fazer uma média com a família dos falecidos – e aí, azar de quem vier a morar na rua.

E o pior é que, passeando por São Paulo, tem casos piores, já que o Padre tem apenas 44 toques:

Professor Doutor Telêmaco Hypollito de Macedo Van Langendonck tem 61 toques

Professor Doutor Telêmaco Hypollito de Macedo Van Langendonck tem 61 toques mas de duas placas com seu nome, uma estava amassada e a outra o Street View não soube fotografar.

Infelizmente, o google não fotografou bem a placa deste prolongamento da avenida Carlos Caldeira Filho, no Jardim Ângela, para que você confira bem o imenso nome deste grande homem, Telêmaco Hyppollito de Macedo Van Langendonck, um antigo professor de arquitetura da FAU-USP. A ideia foi de um ex-aluno seu: Paulo Maluf, que perpetuou a autoria da homenagem com uma placa.

desembbbbb

“Ah, passa lá em casa: fica na Desembargador, esquina com a Desembargador, pegando a Desembargador toda vida”

Boa parte da Cidade Kemel, bairro da zona Leste, onde esta rua aí de cima fica, homenageia apenas antigos membros do Ministério Público, os nossos importantíssimos Desembargadores. O título está em todas as ruas, como a Desembargador Flávio Torres e a Desembargador Isnard dos Reis. Mas nenhum tinha nome tão longo quando o meritíssimo dr. Desembargador Juarez Mattos Barreto Bezerra de Menezes, cujo nome sequer coube na placa. Sobre ele, que morreu em 1971, pouco se sabe, apenas que, em 1937 era juiz da comarca de Faxina, e, em 1949, já era juiz de quarta entrância, sejá lá o que isso for.

"O mesmo se evadiu pela travessa Primeiro Sargento PM Raul... opa, já fugiu

“QSL? O elemento se evadiu pela travessa Primeiro Sargento PM Raul… ops, já não se encontra mais”

Esta calma travessa da rua Dragões da Independência, na Vila Gustavo (zona norte) tem um nome de 60 caracteres, também abreviado na placa. Espero que nenhum colega seu atual tenha que atender alguma ocorrência por ali, porque até terminar de pronunciar o nome… O Primeiro Sargento PM Raul Fernandes das Neves Neto, de 60 toques, entrou em óbito em 1986, num assalto.

"O desembargador desembarga a dor" (Arnaldo Antunes)

O desembargador desembarga a dor” (Arnaldo Antunes)

Na Vila dos Desembargadores, digo, Cidade Kemel, também há o meritíssimo doutor Desembargador Frederico Roberto de Azevedo Marques, com 54 toques. Como todos os colegas de bairro, são poucas informações: em 1908, ele tinha uma prova de História Natural para fazer. Já em 1968, 60 anos depois, morreu.

Tenente Dentista

Travessa tenente Águia Zero não ia ficar melhor

Outro ilustre elemento do efetivo policial homenageado com uma via, no Jabaquara (Zona Sul), é o Tenente-Coronel PM João Bosco Balestrero Florio, com 53 toques. O mesmo, segundo o projeto do vereador, era, além de cirurgião dentista, um dos pioneiros no voo policial. Por isso, seu apelido era “Águia Zero”. Entrou em óbito em 1996.

Isso está abreviado

Isso está abreviado

Oficialmente, o nome do trecho da avenida Vereador José Diniz que passa sobre a Jornalista Roberto Marinho é Viaduto Presidente da Academia Brasileira de Letras Austregésilo de Ataíde.Seus 73 toques são a homenagem ao literato que já foi sinônimo de velho, morto aos 95 anos. Porém, a placa dá uma abreviada – mas tudo bem, porque nem se percebe que o Vereador virou Austregésilo.

Agora, as ruas mais curtas são maioria na cidade. Uma clássica é a

bei

Tu é Bei que eu sei

… que nada mais homenageia do que a família de mesmo nome, de onde vinha o patiarca do mesmo bairro, São Mateus, na ZL: Mateo Bei – que também é nome de avenida. Há outras ruas nessa linha – postarei depois.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “De modo a homenagear o ilustríssimo saudosíssimo senhor homenageado no logradouro que se encontra

  1. Só tem um reparo a fazer: o cargo de desembargador é equivalente ao de juiz em segundo grau ou segunda instância. Do modo como você colocou parece que é cargo de promotor de justiça, mas não é. É que o desembargador pode ser tanto juiz de carreira promovido como membro do MP ou da advocacia que seja indicado para a função (um quinto do tribunal é composto por estas pessoas de fora da magistratura). Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s