Link: Sobre este blog

Imagine dar o endereço para alguém e ter que falar que mora na rua Valdete e todo mundo achar que faltou um pedaço do nome. Ou dizer que mora na “Sem História, Sem Destino”, “Lajes Pintadas” ou “Navio Perdido” e o seu interlocutor não disfarçar o riso.

Pois é, em São Paulo isso é uma situação até comum – tanto que me deu a ideia deste blog, que ganhou corpo quando trabalhei numa campanha eleitoral e visitei, tanto virtualmente (com o Street View) quanto ao vivo, com o candidato, muitas ruas paulistanas em boa parte dos seus 96 distritos – até no escondido Marsilac eu fui.

E, em meio à “selva de pedra” paulistana, algo que chama a atenção, sem dúvida, é a implícita trollagem aos moradores dada pela própria Prefeitura, que parece ter escolhido nomes especialmente estranhos para ruas espalhadas por toda a cidade, como os que citei no começo do post (e que você verá bastante por aqui). Como não esquecer das “Borboletas Psicodélicas”, que sempre sai nas matérias que abordam este tema?

A culpa, em boa parte, é de uma instituição que, ao que eu saiba, só existe em São Paulo: o Banco de Nomes, ligado à Secretaria de Habitação, que desde 1978 cadastra os nomes mais estranhos possíveis para batizar os logradouros paulistanos. Ok, nem todos são muuito estranhos, como você pode ver nos posts mais antigos do blog, mas são, no mínimo, curiosos.

E ainda hoje, quase 40 anos depois, o Banco continua existindo e sendo constantemente alimentado. Só entre 2014 e 2015, já surgiram a Via de Pedestre Sempre Alerta, a Travessa Alecrim Dourado e a Rua Solo de Clarineta, e isso sem procurar muito…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s