Que rua é hoje? – junho

E chegamos a junho, na nossa série Que rua é hoje. Mas o mês vindouro é fraquinho, fraquinho… veja lá:

Seis de Junho é dia do Alfaiate

Seis de Junho é dia do Alfaiate

“Dia do alfaiate” é a explicação que a Prefeitura dá para o dia 6 de junho ter virado rua, na Vila Formosa (zona leste). Talvez também possa haver alguma ligação com o famoso Dia D, quando o kissuco da II Guerra Mundial começou a ferver, em 1944. Ou ainda, a criação do irresistível Tetris, em 1984. Diz a Prefeitura que existe a 9 de Junho em algum lugar do Tucuruvi, mas deve ser caô deles. Já a 7 de Junho existe, no bairro União Vila Nova, quebrada da Vila Jacuí (zona leste). Mas é pirata: nenhuma das ruas desse bairro, “imprensado” entre a rodovia Ayrton Senna e a avenida Jacu Pêssego, é legalizada pela Prefeitura.

Lá na Vila Mariana. Tem a ver com a Guerra do Paraguai

Lá na Vila Clementino. Tem a ver com a Guerra do Paraguai

A 11 de Junho, que liga a Domingos de Moraes com a Rubem Berta, existe desde os anos 30. E a explicação do nome, segundo a Prefeitura, é que “em 11 de junho de 1865 que as Forças Navais Brasileiras, empenhadas na campanha contra o ditador do Paraguai, obtiveram a grande vitória do Riachuelo. Aí surgiram aureolados de glória os nomes de Barroso, Marcilio Dias, Pedro Afonso, Greenhalg, dentre as duas centenas de heróis que perdemos nesse célebre combate naval”. Não é à toa que 11 de junho é dia da Marinha brasileira – e que, não por acaso, tem uma das suas sedes ali pertinho, na Sena Madureira.

O Google errou: é 30 de junho

O Google errou: é 30 de junho

Essa praça, no bairro Encosta Norte, quebrada do Itaim Paulista (ZL), é mais um daqueles “balões” que chamam de praça simplesmente por chamar. Não tem um banquinho, o mato está sempre alto… e o Google ainda marca o nome errado. Segundo a Prefeitura, trata-se da praça 30 de Junho, não Julho. E nem ao menos sabem explicar o motivo. Talvez, pelo estado da quebrada, seja uma alusão ao 30 de junho de 1908, quando um meteoro arrasou Tunguska, na Sibéria. Ou ainda, uma desgraça parecida, ocorrida em 1986: a estreia do Xou da Xuxa.

Vindo à 30 de junho, venha tomar um cafezinho brasileiro na Bertabrasil Pãesnificadora Tokunfome

Vindo à 30 de Junho, venha tomar um cafezinho brasileiro na Bertabrasil Pãesnificadora Tokunfome

A Tokunfome fica quase em frente à praça, na rua Paulo Tapajós. Se estou preenchendo com essas curiosidades é que não tem muito o que falar de junho. Mas um dos milhares de junhos pelos quais o mundo passou foi eternizado na toponímia urbana paulistana (que bonito!):

Bla bla bla whiskas sachê

Bla bla bla whiskas sachê

Junho de 1985, assim como as suas vizinhas da Cohab Adventista, no Capão Redondo (zona sul), tem a ver com a época em que uma parte do loteamento foi legalizada e/ou construída. Mas poderia ser uma homenagem a Roque Santeiroque estreou no dia 24 de junho. Vamos começar a apelar? Só para preencher a cota de junhotemos ainda o senhor José Maria, o Junho:

Conhecido por Zé Maria

Conhecido por Zé Maria

A Prefeitura não sabe dizer quem o seu Zé, na Vila Medeiros (zona norte), foi. Só sei que ele morreu no dia 15 de dezembro de 1959, graças ao Estadão:

A família agradece a todos que a ampararam pelo doloroso transe. O féretro parte do nosocômio levando o perecido extinto.

A família agradece a todos que a ampararam pelo doloroso transe. O féretro parte do nosocômio levando o perecido extinto.

E ainda tem a deusa romana que deu nome ao mês…

OPS! Juno errado

OPS! Juno errado. Esse é o ~~~~namorado~~~~~ da Xuxa (hahahahaha)

Essa é a certa:

Fica em Aricanduva, e é bem extensa.

Juno e Júpiter tinham 4 filhos, Lucina (Ilítia), deusa dos partos e gestantes, Juventa (Hebe), deusa da juventude, Marte (Ares), deus da guerra e Vulcano (Hefesto), o artista celestial, que era coxo.

Mas veja só: segundo a Prefeitura, a/o Juno da rua é um asteroide, dos mais antigos já descobertos. Chega! Até semana que vem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s