Que rua é hoje? – setembro

Nunca houve mês tão urbano quanto este que começa, setembro. São quase 30 logradouros diferentes com setembro no nome. Mas isso não significa que seja uma rua por dia, não. Você vai ver:

Na Vila Prudente, quase em São Caetano.

Na Vila Prudente, quase em São Caetano.

E já começamos bem, já que a Prefeitura não sabe explicar o porquê do dia 3 de setembro da praça. Palpites: a independência do Quatar, em 1971, ou outra bem possível dado o histórico da nossa querida ZL: o aniversário de Paulo Maluf, nascido em 3 de setembro de 1931.

Em Pirituba, zona norte.

Em Pirituba, zona norte.

Essa aprazível pracinha na avenida Comendador Feiz Zarzur, em Pirituba, não tem também explicação oficial. Pode ser que o 4 de setembro tenha razão histórica: em 476, deu-se oficialmente a queda do império romano. Já em 1947, o glorioso país africano Burkina Faso foi fundado, então chamado de Alto Volta. E, em 1998, dois nerds americanos fundavam um certo site de pesquisa, não sei se vocês conhecem.

setembro07

No centrão de SP, entre a praça João Mendes e a avenida Liberdade.

Óbvio que o 7 de Setembro é mesmo o nosso Independence Day, data que é especialmente importante para os paulistanos, porque afinal, as margens plácidas do Ipiranga que ouviram o brado retumbante de Dom Pedro I, ainda que bem poluídas hoje em dia, ficam por aqui. E o próprio Pedrão, aliás, exumado recentemente. Mas o Largo em si, ali na frente do Fórum João Mendes, no Centro, tem uma história bem mais antiga: era originalmente o Largo do Pelourinhoonde os escravos eram castigados. De modo a tucanar a história desde cedo, já em 1865 (ou seja, antes mesmo do fim da escravidão), um vereador paulistano resolveu trocar o nome do Largo. Mas é claro que quase toda cidade tem também a sua 7 de Setembro (além da cidade de 7 de setembrono Rio Grande do Sul). E Santo Amaro, quando era uma cidade independente, também tinha – e o nome durou mesmo depois da anexação dela à São Paulo, em 1934. Só em 1978, quando você está careca de saber que surgiu o Banco de Nomes e tentou-se acabar com as vias de nome repetido, que a 7 de setembro santamarense virou a longa e importante…

Que você já viu aqui também que é só o nome de uma antologia de poemas portugueses.

Que você já viu aqui também que é só o nome de uma antologia de poemas portugueses.

Continuando…

Na Penha, ZL.

Na Penha, ZL.

Não há outro bairro melhor para receber a 8 de setembro que a Penha. É que é o dia em que os católicos celebram o dia da padroeira Nossa Senhora da Penha de França, que dá nome ao bairro. Aliás, a tal da Penha de França onde a santa apareceu não é a da ZL: a original é uma serra no norte da Espanha. Já a santa também tem a ver, obviamente, com a Penha carioca (de onde vem o Hélio de la Peña) e a cidade catarinense, que abriga o Beto Carrero World. O curioso do dia 8 de setembro é que como, basicamente, todas as Nossas Senhoras são a mesma Maria (mãe do filho de Deus), é também o dia de várias delas: das Brotas, de Nazaré, de Mont Serrat, da Luz (essa, padroeira de Curitiba), entre outras.

Na Vila Guilherme, zona norte.

Na Vila Guilherme, zona norte.

Essa ruinha de uma quadra na Vila Guilherme homenageia, segundo a Prefeitura, o dia da imprensa. É porque no dia 10 de setembro de 1808, poucos meses depois da fuga da família real lusitana para o Brasil, foi fundado o nosso primeiro jornal: a Gazeta do Rio de JaneiroDia 10/09 também é o dia da independência de Guiné-Bissauem 1974. Achei que você tivesse curiosidade de saber.

Também na Vila Guiherme.

Também na Vila Guiherme.

Bem pertinho da 10, temos a 12 de setembroSegundo a Prefeitura, é porque neste dia, em 1835, começou a Guerra dos FarraposSó que tem um probleminha: em todos os registros históricos consta outra data…

No Jabaquara, zona sul.

No Jabaquara, zona sul.

pois é: de acordo com todas as informações, a gloriosa Revolução Farroupilha foi deflagrada no dia 20 de setembro de 1835, que é o objeto da homenagem desta pracinha. E também de uma certa aldeia…

No Tucuruvi, zona norte.

No Tucuruvi, zona norte.

O curioso é que, segundo o mapa, a tal Aldeia 20 de setembro fica bem longe do Rio Grande do Sul, e sim no município de Comodoro, no Mato Grosso, fronteira com Rondônia e com a Bolívia. Se pá é até uma homenagem dupla, já que naquela região tem realmente muito gaúcho e, mais exatamente onde aponta o mapa (vai lá no google maps), tem muito índio. Tá certo.

Ermelino Matarazzo, ZL.

Ermelino Matarazzo, ZL.

Se você olhar o fundo da placa, já descobre o motivo: o dia 21 de setembro é nada mais, nada menos, que o dia da árvore – algo necessário na área menos arborizada da cidade. Num dia 21/09, em 1776, também rolou o Grande Incêndio de Nova Yorkque queimou quase toda a cidade, cujos prédios então eram construídos de madeira.

No Limão, zona norte

No Limão, zona norte

Segundo a Prefeitura, é simplesmente porque o dia 23 de setembro marca, normalmente, o início da primavera. Que fifonho, não? Num dia 23/09, em 1932, a Arábia Saudita declarava sua independência – exatamente 51 anos depois, São Cristóvão e Névis era admitido como estado membro da ONU. Como sempre, achei que você morria de vontade de saber…

Em Pirituba, zona norte.

Em Pirituba, zona norte.

Já a praça 25 de setembro é uma singela homenagem ao Dia do Rádio, que o é neste dia numa alusão ao aniversário do introdutor desta mídia no Brasil, o senhor Edgar Roquette Pinto, nascido em 25/09 de 1884. Roquettão, que dá nome a praça e rua em São Paulo, fazia de tudo. Foi até médico-legista.

Na comunidade de Heliópolis, zona sul

Na comunidade de Heliópolis, zona sul

Como quase todas as ruas urbanizadas da comunidade de Heliópolis, o nome foi escolhido pelos moradores e não tem nenhuma grande explicação (quer dizer, tem para eles, mas a gente não sabe). Com certeza o 27 de setembro NÃO é a fundação da TV Record, em 1953, nem o dia de Cosme e Damião.

No Ipiranga.

No Ipiranga.

Se é no Ipiranga, já pode chutar que tem a ver com algum evento histórico. E não é só um, mas dois, ainda que relacionados com o mesmo tema. É que no dia 28 de setembro de 1871 entrava em vigor a lei do ventre livre, que libertava todos os filhos de escravos que viessem a nascer a partir desta data. E, em 1885, era a vez dos sexagenários serem automaticamente alforriados. OK que o Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão, mas deixa pra lá…

Com nome de dia, acabou, mas ainda tem as coisas de setembro:

Na Cidade Tiradentes, ZL.

Na Cidade Tiradentes, ZL.

A Cachoeira Sete de Setembro, segundo a prefeitura, fica na cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia. Vou acreditar nela.

No Capão Redondo.

No Capão Redondo.

setembro1983

No Capão Redondo, de novo.

Como você já deve ter visto em outros meses, essas duas travessas aí de cima são apenas parte de uma enorme série dessas quebradas do Capão Redondo relacionadas à data de legalização dos mutirões de moradia da região. Em setembro de 1981, você poderia ter assistido o Grandes Nomes com Ney Matogrosso, no dia 04e ter presenciado a eleição de Lula para a presidência do PTno dia 27. Já setembro de 1983 começou bem, com o desastrado abate de um avião de passageiros coreano, confundido com um caça espião pelos soviéticos, já no dia 1. Já no dia 26, também por mãos soviéticas, mundo poderia ter sido destruído. 

No Edu Chaves, zona norte.

No Edu Chaves, zona norte.

Uma travessinha da avenida Jardim Japão, Chuva de Setembro é daquelas adoráveis preferências do Banco de Nomes: composições musicais pra lá de obscuras. É o caso de Chuva, uma peça musical para voz e piano composta em 1973 por um certo Rui Cirne Lima.

José Bonifácio, ZL.

José Bonifácio, ZL.

Você deve estar estranhando Sol de Primavera aqui na lista. Mas só se nunca tiver ouvido a música do Beto Guedes, que já começa com setembro, e que ficou famosa na abertura da novela Marina, em 1980:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s